CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO DIMENSÃO

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO DIMENSÃO APRESENTANDO O PROJETO BUEIRO INTELIGENTE.

Os alunos do 6º ano do Colégio Dimensão Ana Cecília, Kauan, Maria Júlia, Sofia e Thiago, sob orientação das professoras Me. Ana Carolina Felice e Msc. Nilcilene Souza apresentaram, junto a Câmara dos vereadores de São Gotardo, o projeto “Bueiro Inteligente”, resultado de pesquisa feita durante a XVI edição da Feira de Ciências do Colégio Dimensão, com o tema: “Tecnologia Simples: A Dimensão de Pequenas Ideias nas Grandes Mudanças”.
Os bueiros inteligentes são uma tecnologia simples que permite a retenção de lixos (resíduos sólidos). Estes, quando descartados de forma inadequada, são levados pelas redes pluviais, poluindo os rios, os mares, lagos e os córregos, gerando grandes problemas para a cidade.
Essa nova tecnologia vem sendo adotada em várias cidades do Brasil, como em São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos, com o intuito de buscar uma redução significativa de alagamentos e enchentes provenientes do entupimento dos bueiros e acúmulo de resíduos.
Neste sentido, este projeto tem como objetivo apresentar o bueiro inteligente como uma tecnologia simples que poderá ser uma solução alternativa para o problema de obstrução da rede pluvial da cidade de São Gotardo. Ele é construído com materiais resistentes de alta qualidade (ferro), com pintura especial de alta durabilidade (tinta zarcão). Além disso, possui alças retráteis e uma tampa. Sua utilização trará grandes benefícios para a cidade, à população e ao meio ambiente, já que é uma maneira de recolher os resíduos e evitar enchentes por causa do entupimento dos bueiros.
No entanto, além do exposto com essa pesquisa, faz-se necessário um trabalho de sensibilização e conscientização da população a respeito da importância de não jogar lixo nas ruas.