CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO CONCEDE MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES A EX-MINISTRO DA AGRICULTURA

Em solenidade realizado pela Prefeitura Municipal de São Gotardo, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Minas Gerais e Comissão do Direito do Agronegócio, o Legislativo Municipal com fundamento na Resolução n°278/2018, concedeu Moção de Aplausos e Congratulações, ao Ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, em razão da indicação ao Prêmio Nobel da Paz, “ O Visionário Promotor da Revolução Agrícola Tropical Sustentável Brasileira.

Evento que contou com a presença de autoridades locais, estaduais e  federais, produtores rurais e população em geral.

Representando a Casa Legislativa o presidente vereador Carlos Alves de Camargos, fez a entrega desta tão importante honraria ao ex-ministro e também enfatizou que no mês de dezembro de 2021, de acordo com regimento interno da casa, será realizada pelo Legislativo, Sessão Solene, com concessão de Titulo de Cidadão Honorário de São Gotardo, a Alysson Paolinelli.

Em seu discurso Carlos, ressaltou a importância do trabalho realizado  pelo ex-ministro,  diante ao desenvolvimento de tecnologias que tornaram o Cerrado Brasileiro referência na agricultura, com isso potencializado a produção de alimentos, também a sua contribuição na implantação do PADAP - Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba, que transformou toda  nossa região; de acordo com  o homenageado foi modelo para mais 21 projetos no Brasil.

Natural de Bambuí (MG), Alysson Paolinelli nasceu em 10 de julho de 1936. Cursou o científico no Instituto Gammon, em Lavras (MG), onde se formou, em 1959, engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura, da qual foi presidente do centro acadêmico entre 1956 e 1958. Em 1959, tornou-se professor de hidráulica, irrigação e drenagem da instituição, por cuja cadeira seria responsável até 1990.

Professor, secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes e deputado federal no período da Constituinte, Paolinelli foi o grande defensor da tecnologia e da inovação,  criou 26 representações da Embrapa em várias regiões do país durante sua passagem pelo Ministério da Agricultura.

Em 2006, foi premiado com o The World Food Prize pelo incentivo à agricultura tropical brasileira na evolução da oferta de alimentos no mundo. Presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidente do Instituto Fórum do Futuro.